CONHEÇA SEU PÉ

   

CONHEÇA SEU PÉ

 

VOCÊ CONHECE SEU PÉ?

 

Você sabia que existem diferentes tipos de pisada e, claro, diferentes tipos de tênis? Para escolher o melhor e poder entrar com o pé direito (e o esquerdo também) nas pistas, molhe a sola do seu pé e em seguida coloque-o sobre uma folha de papel ou qualquer tipo de material que deixe sua pisada marcada. Avalie a marca da pisada e compare com os desenhos dos arcos de pé abaixo:

 

 

TIPOS DE PISADA

Analise sua pisada pela sola do seu calçado. Depois de um tempo de uso você pode ver quais são os pontos no tênis que apresentam maior desgaste. 

 

Pronador severo
A parte de fora do calcanhar atinge o solo primeiro e rotaciona o pé excessivamente para dentro, o que significa que o pé e o tornozelo não conseguem estabilizar o corpo corretamente.

 

Pronador leve
A parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro, absorvendo o choque de maneira mais eficaz, o que permite que o pé e o tornozelo consigam suportar o corpo corretamente. Este é o tipo de pisada mais comum.

 

Neutro
A parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé gira levemente para dentro, absorvendo o impacto da pisada de maneira eficaz, permitindo ao pé e ao tornozelo suportarem o corpo corretamente.
Tornozelos e pés mantêm a linha vertical da perna.

 

Supinador
A parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar, mas o pé não rotaciona para dentro durante o ciclo da pisada. Em vez disso, fica do lado de fora, gerando um impacto concentrado em uma área menor na parte externa do pé.