VOCÊ CONHECE SEU PÉ?
Você sabia que existem diferentes tipos de pisada e, claro, diferentes tipos de tênis? Para escolher o melhor e poder entrar com o pé direito (e o esquerdo também) nas pistas, molhe a sola do seu pé e em seguida coloque-o sobre uma folha de papel ou qualquer tipo de material que deixe sua pisada marcada. Avalie a marca da pisada e compare com os desenhos dos arcos de pé abaixo:

TIPOS DE PISADA
Analise sua pisada pela sola do seu calçado. Depois de um tempo de uso você pode ver quais são os pontos no tênis que apresentam maior desgaste.
|
Pronador severo A parte de fora do calcanhar atinge o solo primeiro e rotaciona o pé excessivamente para dentro, o que significa que o pé e o tornozelo não conseguem estabilizar o corpo corretamente.
Pronador leve A parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro, absorvendo o choque de maneira mais eficaz, o que permite que o pé e o tornozelo consigam suportar o corpo corretamente. Este é o tipo de pisada mais comum.
Neutro A parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé gira levemente para dentro, absorvendo o impacto da pisada de maneira eficaz, permitindo ao pé e ao tornozelo suportarem o corpo corretamente. Tornozelos e pés mantêm a linha vertical da perna.
Supinador A parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar, mas o pé não rotaciona para dentro durante o ciclo da pisada. Em vez disso, fica do lado de fora, gerando um impacto concentrado em uma área menor na parte externa do pé.
|  |